RSS

Clicando o 7 …!!!

24 nov

E ai meus bons e minhas boas…. não quero discutir o mérito das varias pinturas existentes no mundo, mas confesso a vocês que sou um completo ignorante quando o assunto são obras de arte, principalmente sobre pinturas…. porém se algo que me faz entender (ao menos 1%) desse assunto são fotografias, pois o contexto histórico lhe salta aos olhos à primeira vista.

Más já que as obras de arte são avaliadas pela sua função artística que eu nunca consigo ver, eu convido vocês a fazer um tour comigo analisando obras de fácil leitura e não menos apreciáveis, que são as fotografias… pois ao meu ver, é uma arte mais objetiva na difusão das mensagens nelas contidas… e eu prefiro assim, acho melhor,  até mesmo pq não consegui ver nem a roupa do chapolim que só os inteligentes conseguem…

Utilizei fotos de autoria do meu brother Betow Woteb que vocês podem ver na íntegra em seu álbum clicando AQUI, e também surrupiei fotos de Daniel Valério que é amigo de uma amiga minha (a Marília) que vocês também podem ver na íntegra clicando AQUI.

Então vamos lá… postarei algumas fotos e no fim do post mostrarei uma obra de arte contendo sua história e sua importância no cenário artístico. Os comentários ficam a critério de vocês…

Liberty Leading the People, Eugene Delacroix – US$ 442 milhões

Liberty Leading the People (La Liberté guidant le peuple), 1830, Eugène Delacroix (French Romantic Painter, 1798-1863), Oil on canvas, 260 cm × 325 cm (102.4 in × 128.0 in), Musée du Louvre, Paris

A Liberdade Guiando o Povo (em francês: La Liberté guidant le peuple) é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X.[1] Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra.[1]A pintura é talvez a obra mais conhecida de Delacroix.

No momento em que Delacroix pintou o quadro, ele já era o líder reconhecido na escola era romântica na pintura francesa.[2] Delacroix, que nasceu na Era do Iluminismo foi dando lugar às ideias e estilo do romantismo, rejeitando a ênfase no desenho preciso que caracterizou a arte académica de seu tempo, e ao invés dar uma nova importância à cor livre.

Delacroix pintou o seu trabalho no Outono de 1830. Numa carta ao seu irmão de 12 de Outubro, ele escreveu: “O meu mau humor está desaparecendo graças ao trabalho árduo. Embarquei num tema moderno – a barricada. Mesmo que não tivesse lutado pelo meu país, pelo menos pinto-a”. A pintura foi exibida pela primeira vez no Salão de Maio de 1831.

 
5 Comentários

Publicado por em novembro 24, 2011 em IMAGENS ...!!!, Uncategorized

 

5 Respostas para “Clicando o 7 …!!!

  1. Aninha

    novembro 24, 2011 at 9:16 am

    Gostei do comparativo… realmente é mais fácil desvendar o teor contido nas imagens…. mas nem por isso as obras de arte deixam de ter seu valor artistico e funcional…. retratar imagens em figuras é sem dúvida uma arte tão encantadora quanto a música….

    bjinhos

     
  2. Edson Brown

    novembro 24, 2011 at 9:27 am

    Parabéns, um exelente blog, qualidade nas publicações…

     
  3. Leandro

    novembro 24, 2011 at 9:27 am

    Muuuuuuuuito boa comparação….. mas tem modelos tambem que fica fácil neah

     
  4. Douglas

    novembro 24, 2011 at 9:33 am

    Gostei demaissss….comparaçãoooo….eficazzzz…

     
  5. Lorena

    novembro 24, 2011 at 11:04 am

    Adorei a comparação Caio, parabens ;D

     

Deixe uma resposta

 
