RSS

As 7 mais comuns duvidas de como usar a pílula do dia seguinte …!!!

24 out

Especialista esclarece as 7 dúvidas mais comuns sobre o medicamento que evita a gravidez em situações de emergência
Muitas mulheres usam a pílula do dia seguinte como método contraceptivo normal. Isso é grave! Essa pílula nasceu para evitar a gravidez em casos de urgência – quando a camisinha estoura ou após violência sexual. A pílula não funciona como um abortivo, ela age antes da gravidez. Sua função é impedir a fecundação, dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo. Mas, se já tiver ocorrido, provoca descamação no útero e impede a implantação do ovo fecundado. Orintaçoes vindas de ginecologista Albertina Duarte, coordenadora do Programa do Adolescente de São Paulo,

1- Quando devo tomar a pílula do dia seguinte?
Em situações de extrema urgência, quando não houve o uso do anticoncepcional diário ou se a camisinha estourou. Portanto, não vale usá-la como anticoncepcional diário e, muito menos, em substituição da camisinha.

2- Se eu tomá-la repetidas vezes, crescem as chances de falha?
Sim. Desse jeito, o risco de você engravidar aumenta.

3 Ela pode causar efeito colateral?
Sim. Dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual e enjôos. No caso de diarréia ou vômito, nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida.

4- A pílula só tem efeito até 72 horas depois da transa?
Sim. Se usar nas primeiras 24 horas, o risco de gravidez é de 5%. Após 48 horas, sobe para 15% e, em três dias, 40%. São dois comprimidos: um para tomar nas primeiras 24 horas e outro 12 horas após o primeiro.

5- Preciso de receita médica para comprá-la?
Não. Assim como os anticoncepcionais normais, a pílula do dia seguinte dispensa receitas médicas. Esse medicamento é vendido em farmácias com preço entre R$ 15 e R$ 20.

6- Se eu esquecer um dia de tomar a pílula normal, devo recorrer à do dia seguinte?
O certo é usar camisinha. Se isso não ocorrer (ou se a camisinha estourar), aí sim recorra ao medicamento. E, depois, interrompa o uso do anticoncepcional diário até a menstruação. E use a camisinha nesse período.

7- Há contra-indicações?
Sim, a pílula é contraindicada para pessoas que sofrem de diabetes, problemas cardíacos, circulatórios e de hipertensão. Do mesmo jeito, mulheres que estão tomando antibióticos ou calmantes, por exemplo, devem procurar orientação médica antes da ingestão desse medicamento, porque o risco de gravidez nesses casos aumenta para até 22%.

Pílula x Aborto:
No último dia 25, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que facilitará o acesso pílula do dia seguinte para combater o número de abortos clandestinos no país, a quarta causa de óbito materno. Ele defende o uso da pílula sendo uma arma importante contra a gravidez indesejada. “Minha equipe está vendo como encaixar a pílula do dia seguinte em nossa estratégia, mas estará com certeza absoluta”, afirma o ministro.

Entenda como funciona.
1- Os comprimidos liberam hormônios sintéticos na corrente sangüínea. Eles diminuem no organismo o nível do hormônio folículo estimulante, o FSH. Ele é responsável, entre outras coisas, pelos movimentos da trompa que liberam o óvulo e o empurram em direção ao útero. Sem FSH, a trompa sossega, o óvulo estaciona e dificulta e muito o encontro do óvulo com espermatozóide.

2- Para garantir o serviço, a pílula age também na mucosa que reveste o útero, chamada endométrio. Os hormônios provocam uma descamação nessa mucosa, o que impede que o óvulo fecundado “grude” nas paredes do útero. Tecnicamente, é só depois da fixação que ocorre a gravidez — por isso que muitos especialistas garantem que a pílula não é considerada abortiva, e sim preventiva.

Surrupiei do Geralligado

 
1 comentário

Publicado por em outubro 24, 2010 em Curiosidades e dicas ...!!!

 

Uma resposta para “As 7 mais comuns duvidas de como usar a pílula do dia seguinte …!!!

  1. catarina

    janeiro 2, 2011 at 9:04 am

    Tomei a pilula do dia seguinte na passada segunda feira, logo após tres horas do relacionamento. A minha menstruação deveria vir agora no inicio do ano, há possibilidades de atrasar? Quantos dias?
    Fico à espera da resposta, obrigado

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: