RSS

Líquidos durante a refeição fazem mal?

10 set

Tomar líquido durante a refeição faz mal? – Gabriela Novaes, São Paulo (SP)

Editora GloboEm excesso, sim, mas não precisa radicalizar. Grandes quantidades de líquido podem trazer mal estar, principalmente àqueles que sofrem de refluxo. Ou ainda prejudicar o controle do peso, quando consumido nas versões ricas em açúcar e, consequentemente, calorias. Entretanto, um copo de 200 a 250 ml de bebida com baixo valor calórico é uma alternativa de bom senso. Esta quantidade não fará mal. Pelo contrário, pode favorecer a digestão ao emulsificar alimentos sólidos como sanduíches, grelhados, saladas e grãos.

O ideal é escolher alternativas inteligentes: um copo de suco de fruta cítrica, como limão, acerola, caju, goiaba ou maracujá tem vitamina C, importante para auxiliar o organismo na absorção do ferro presente nas carnes e nas leguminosas, como o feijão. O ferro é um mineral necessário para formação de nossas células vermelhas e quando está em deficiência, é natural que o corpo sinta um certo cansaço.

Porém, quantidades excessivas de líquidos acabam dilatando o estômago, que é um músculo “elástico”. A continuidade deste hábito pode fazer com que o estômago precise de quantidades maiores de alimento – o que tende a favorecer o aumento de peso.

Então, se você é do tipo que não consegue passar uma refeição sem seu copo cheio, a ordem é moderação: fique de olho na quantidade! Até 250 ml, tudo bem. E, claro, se você está de olho no peso, procure opções nutritivas, ricas em vitaminas, mas pobres em açúcar e calorias, como suco natural sem açúcar, água, chás e sucos com soja.

Surrupiei do Marie Claire

 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: