RSS

Cigarro pode indicar baixo QI…!!!

14 abr

Estudo israelense indica que indivíduos com QI mais baixo são mais propensos ao vício do fumo,
mas não significa que cigarros tornam as pessoas menos inteligentes.

Você fuma? O cigarro pode indicar baixo QI.


Que o cigarro faz mal à saúde, todo mundo sabe: causa câncer de pulmão, de boca e esôfago, piora as condições cardio-vasculares e contribui para o envelhecimento precoce das células em geral. O que não se sabia é que ele pode sugerir QI baixo nos fumantes. Isso quer dizer que quem fuma é burro? Não se pode julgar o quociente de inteligência das pessoas sob essa ótica, mas uma pesquisa com mais de 20 mil soldados israelenses mostrou que os fumantes têm QI mais baixo do que os não fumantes e que, quanto mais eles fumam, menor é seu QI.

Homens jovens que fumam um maço de cigarros ou mais por dia tiveram cerca de 7,5 pontos abaixo dos não fumantes. Segundo o grupo de pesquisa, liderado por Mark Weiser, do Centro Médico Sheba de Tel Hashomer, adolescentes que têm baixo QI devem ser submetidos a programas para prevenir o fumo.

A pesquisa, publicada no U.S. National Library of Medicine National Institutes of Health, diz que enquanto há evidências da relação entre o fumo e baixo QI, muitos estudos têm se baseado em testes de inteligência aplicados na infância, incluindo pessoas com distúrbios mentais e de comportamento. Os dois últimos casos estão mais sucetíveis ao fumo e a ter QI baixo.

Para melhor entender a relação entre fumo e QI, os pesquisadores israelenses trabalharam com 20.211 soldados de 18 anos recrutados para o Exército de Israel. O grupo não incluiu ninguém com problemas mentais uma vez que esse tipo de doença desqualifica o cidadão para o serviço militar.

De acordo com os pesquisadores, 28% dos participantes fumavam pelo menos um cigarro por dia, cerca de 3% disseram ser ex-fumantes e 68% nunca haviam fumado. Os fumantes foram muito pior nos testes de inteligência e isso se manteve mesmo depois que os cientistas os dividiram por nível socioeconômico e escolaridade do pai do recruta.

O QI médio para não fumantes foi de 101, enquanto que para os jovens que começaram a fumar antes de entrarem para o Exército deu 94. Esse número cai de acordo com o número de cigarros que o sujeito fuma por dia: de 98 para quem fuma de um a cinco cigarros ao dia para 90 àqueles que tragam mais de um maço diariamente. Os jovens que não fumavam antes, mas passaram a fumar depois de entrar para a carreira militar atingiram 97 pontos. QI entre 84 e 116 é considerado médio.

Os pesquisadores também compararam o QI de 70 pares de irmãos no grupo, em que um deles não fumava e o outro, sim. Novamente, o QI médio dos irmãos não fumantes foi maior do que os que fumam. Esses resultados sugerem que indivíduos com QI mais baixo são mais propensos ao fumo e não que cigarros tornam as pessoas menos inteligentes.

Fonte: Revista Epoca

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: