RSS

A Ressaca – Comos se cuidar antes, durante e depois da bebedeira…!!!

19 mar
Entendendo a ressaca
1 – O que acontece com o corpo?
Conhece a história do “bateu, levou”? Ressaca é isso. Uma resposta do organismo a uma agressão que sofreu. Funciona assim: o corpo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia.
Resultado: a gente fica fraco e sonolento. O excesso de álcool também inflama o aparelho digestivo, faz a cabeça doer, provoca náuseas, vômitos e aumenta a
https://ogordoeomagrouti.files.wordpress.com/2010/03/dicasparaselivrardaressaca.jpg?w=287

sensibilidade à luz. Enfim, ressaca só não dá pereba. 2 – Por que a dor de cabeça é insuportável?
O álcool desidrata o corpo, do dedão do pé ao cérebro.
Da seguinte maneira: o etanol inibe a produção do hormônio antidiurético, e sem ele a gente faz muito mais xixi. Engoliu cuspe, pronto: é hora de ir ao banheiro. Portanto, a cabeça dói porque os neurônios sentem sede, literalmente.
 

3 – Isso mata ou só é chato pra burro?
A menos que você queira se jogar do 76º andar, ressaca não mata. Todos os sintomas desaparecem em 24 horas. Mas alto lá: se você ficar de ressaca todo dia, também pode acabar com gastrite, pancreatite, cirrose… Aí, sim, não vai durar muito.

4 – Por que a ressaca só aparece no dia seguinte?
Porque é durante o sono que o corpo do bebum trabalha para absorver todo aquele álcool que ele botou para dentro. De manhã, com o serviço feito, é hora de disparar os sintomas desagradáveis.

5 – Por que meu pai bebe até cair e não fica de ressaca, e eu fico imprestável com meros dez chopinhos?
A história de que coroas não ficam de ressaca é lenda.
“A idade é um fator que diminui a capacidade de digerir o álcool”, explica o gastroenterologista Jaime Eisig, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mas algumas pessoas produzem pouca quantidade de aldeído desidrogenase, a enzima que metaboliza o álcool. As mulheres ficam “altas” mais rápido por causa disso. “Elas não produzem a tal enzima”, diz o doutor Eisig.

6 – Qual a diferença entre ressaca e coma alcoólico?
A quantidade de etanol que o camarada bebeu. Até determinado ponto, ele vai sentir dor de cabeça, vomitar, se arrepender e depois fica tudo bem. Além desse ponto, a taxa de açúcar no sangue cai drasticamente; o coração pode parar de bater devido à inibição que o álcool produz nos centros nervosos do cérebro responsáveis pelos batimentos; o camarada perde a consciência. Resumindo, é encrenca da grossa

Antes da farra – A preparação
7 – Beber de barriga vazia é pior?
Muito pior. Ter comida na pança significa que o etanol não estará sozinho na corrida da digestão. O organismo vai dividir as energias entre as duas tarefas, e isso tornará mais lenta a entrada do álcool na corrente sanguínea.
 

8 – Mas comer o que? Chuchu, rabada, macarrão?
De preferência, alimentos ricos em sal e gordura. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho. “O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool”, avisa a nutricionista Cynthia Antonaccio.
https://ogordoeomagrouti.files.wordpress.com/2010/03/ressaca.jpg?w=300

9 – Tomar uma colher de azeite antes de enfiar o pé na jaca ajuda?
Azeite também é gordura, portanto ajuda. Então pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura. Isso mesmo, igualzinho ao que você faz com o couvert do restaurante.

10 – A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro depois. Não pode ser dois depois?
Até pode. Um ou dois antes é que não adianta nada. Ainda não inventaram remédio que previne contra a ressaca. Tudo o que existe apenas dribla os sintomas.
O Engov tem hidróxido de alumínio, que alivia os males digestivos; tem AAS, que é um analgésico; e tem cafeína, que contrai os vasos sanguíneos dilatados pelo álcool e, assim, diminui o mal-estar.

11 – Uísque paraguaio dá mais ressaca do que o escocês?
Não há estudos sérios comprovando isso. Mas sabe-se que os falsificadores usam substâncias no mucho confiáveis na elaboração de seu legítimo scotch. Coisas como cobre, iodo… Se o etanol já faz todo o estrago que a gente sabe, imagina essas tranqueiras todas…

12 – Me disseram que a ressaca de vinho é a pior de todas. Confere?
Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto – destilados (uísque, vodca, pinga) – é que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho, cerveja) fazem menos mal, certo? Cuidado: tudo gira em torno da quantidade.

Durante o porre – Controlando os riscos
13 – Cheguei ao skindô-skindô. Posso misturar bebidas?
Não há fundamento científico na história de que a ressaca é pior para quem mistura destilados e fermentados. “O que acontece é que o cara que mistura bebe mais. Ele começa na cerveja, passa pela caipirinha, parte pro uísque e arremata com um licor. Não tem estômago que agüente”, conta o psiquiatra Arthur Guerra, diretor do Grupo de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da USP.
 

14 – Então, o que eu faço para acordar legal amanhã?
O truque é simples e eficiente: intercale um copo d’água entre dois de birita. A água é o verdadeiro santo remédio anti-ressaca. Ela reidrata, dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado. Sem dizer que também empanturra. Numa pança cheia d’água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que viram energia e ajudam a metabolizar o álcool.

15 – O dia seguinte ainda nem chegou e já estou passando mal. Vomitar pode ser uma boa?
É relativo. Na verdade, quando o bebum vomita, há pouco álcool no estômago para pôr para fora. A maior parte já foi absorvida. O que tem é muita secreção gástrica, que é ácida pra chuchu e dá o maior enjôo. Então, alguns se sentem melhor depois de despejar esses ácidos enfiando a cabeça no vaso sanitário. Outros, nem tanto.
https://ogordoeomagrouti.files.wordpress.com/2010/03/cuidandodaressaca.jpg?w=250

16 – O camarada que fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca mais branda?
Pelo contrário, álcool e fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que Caniggia e Maradona na Copa de 90. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

17 – Se eu tomar canja de galinha antes de ir dormir, os riscos de ter ressaca diminuem?
Teoricamente até podem diminuir, porque a canja ajuda na rehidratação. Mas isso está mais para curandeirismo popular. Se você acredita, vá em frente. Mas, como escreveu Luis Fernando Verissimo num texto antológico sobre ressaca, não vá enfiar a cara no prato de canja e morrer afogado. Não é para fazer inalação. É para
tomar mesmo.

O dia seguinte – planos de contingência
18 – Danou-se. Acordei de ressaca. Por que o gosto de cabo de guarda-chuva na boca?
Por causa da desidratação. A boca fica seca e o paladar capta o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para processar o álcool.
 

19 – O que é melhor comer nessa hora?
Alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões frutas, para reidratar e repor as vitaminas, e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.

20 – Tomei todas na Terça-Feira Gorda e tenho uma reunião importante na Quarta de Cinzas. Como disfarçar a minha cara de zumbi?
Só com maquiagem, xará. Ou então finja que está assoando o nariz de 30 em 30 segundos para pensarem que você está gripado. Se a sua consciência deixar, diga algo como: “Puxa vida, foi chato passar o Carnaval inteiro sem poder tomar uma cervejinha sequer por causa dessa gripe…”

21 – Correr para a academia e malhar feito um louco ajuda?
Falou, Superman… O pobre-diabo do manguaceiro não tem forças nem para ir ao banheiro, quem dera para correr na esteira. E, para fazer exercício, o corpo precisa de glicose – a mesma que está sendo usada na recuperação pós-pé na jaca. Vai querer dividir?

22 – Já sei, vou continuar bebendo…
Esse é o truque do alcoólatra. Ele “rebate” a ressaca com outro porre. Funcionar funciona, porque se popô de bêbado não tem dono, até parece que ele vai perceber que está de ressaca. Se essa é a sua saída, procure os Alcoólicos Anônimos.

23 – O que eu faço pro meu quarto parar de rodar?
Repouso. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. A ressaca aumenta a sensibilidade à luz. Aproveite o momento introspectivo para fazer a mais clássica das promessas: “Nunca mais vou botar uma gota de álcool na boca”. Ressaca tem que terminar com uma baboseira dessas…

Ressaca Moral
A Ressaca Moral ocorre quando você se lembra das cagadas que fez na noite anterior. Em alguns casos, esse tipo de ressaca mostra-se potencialmente mais nociva do que a Ressaca Propriamente Dita, em virtude dos possíveis traumas psicológicos. Exemplos de causas de Ressaca Moral são aquela cantada que você passou na sua melhor amiga (ou na namorada do seu amigo), ou quando você faz juras de amor e dá seu telefone para aquela baranga fim-de-festa.
Não existe cura imediata para a Ressaca Moral. Você vai ter de ter muito bom humor para aguentar seus amigos enchendo seu saco, mas com tempo a https://ogordoeomagrouti.files.wordpress.com/2010/03/logo.jpg?w=163
 

turma esquece. Bom, se o que você fez foi muito “memorável”, é óbvio que ninguém vai esquecer, mas depois de um certo período você vai estar achando graça também – e talvez até sentindo uma ponta de orgulho pelo feito.
A única maneira de não sofrer com a Ressaca Moral (pelo menos diretamente) é sofrer de Amnésia Alcoólica, assunto que discutiremos a seguir.

Amnésia Alcoólica
Quem nunca acordou de ressaca, sem se lembrar de nada do que tinha feito no dia anterior? Pois então. Esse fenômeno, que recebe o nome de Amnésia Alcoólica, é muito mais comum do que se possa supor. A Psicologia trata a Amnésia Alcoólica como sendo um mecanismo de defesa da pessoa, para evitar que ela se lembre de situações constrangedoras que viveu no dia anterior.
Contudo, vários psicólogos afirmam que esse fenômeno só atinge uma minoria das pessoas que bebem regularmente, fato este desmentido por uma recente pesquisa entre nossos Membros em que se constatou que mais de 85% dos Beberrões já sofreram de Amnésia Alcoólica.
Há relatos de Beberrões que passaram inconscientes longos períodos de tempo – na maioria dos casos durante o Carnaval -, podendo ter sua memória desligada por quatro dias ou mais. Esses casos são muito constrangedores para o Beberrão, porque, tornando inócua a Amnésia Alcoólica enquanto antídoto para a Ressaca Moral, seus amigos sóbrios vêm tirar sarro das merdas que você fez – e o pior é que você, já que não se lembra de nada, é obrigado a acreditar em tudo.
 
3 Comentários

Publicado por em março 19, 2010 em Curiosidades e dicas ...!!!

 

3 Respostas para “A Ressaca – Comos se cuidar antes, durante e depois da bebedeira…!!!

  1. Luh

    outubro 25, 2010 at 1:37 am

    hahaha, to com uma puuta ressaca e esse texto foi extremamente realista! não lembro de nada do que eu fiz, acordei com aquele gosto horrivel na boca, nada para no estomago e a promessa divina já foi feita algumas vezes, nunca mais vou beber uishaiushaushauia
    parabens pelo blog e pelo texto, ele me animou 😀

     
  2. pedro

    novembro 1, 2010 at 6:55 am

    nossa eu bebi de bariga vazia esses dias. me arrependo TOTALEMENTE. nunca façam isso. bebi fora pra entrar na festa. acabei não entrando voltei bebado pra casa perdi 70 reais. não lembrava de nada. bebam tranquilos mas de barriga cheia!!!

     
    • Jamile

      dezembro 21, 2010 at 9:24 pm

      Tirando o fundo marrom com as letras pretas e pequenas, fui muito bom entrar aqui no site. Definitivamente eu não sei beber e gostaria muito de aprender.Em meus planos para 2011 eu vou parar de beber, pois estou de ressacada, tive amnésia alcoolica e estou com ressaca moral (muito pior). Gostei do site., pois me ajudou muito. Se eu nao consegui para de beber, pelo menos gostaria de aprender de uma vez por todas.
      Beijo galera

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: