RSS

Canto pode reativar fala após derrame, diz estudo…!!!

24 fev

“”Você provavelmente conhece aquele celebre dito ‘quem canta seus males espanta’, então um estudo feito por cientistas americanos parece que confirma esse tal dito, vamos entender o que os cientistas descobriram a esse respeito:”

Canto

Ensinar pacientes vítimas de derrame cerebral a cantar pode ‘reconectar’ seus cérebros e ajudá-los a recuperar a fala, segundo afirmam cientistas americanos.

Segundo os pesquisadores, o canto usa uma área diferente do cérebro que a área envolvida na fala.

Se a “área da fala” é danificada em um derrame, os pacientes poderiam aprender a usar a “área do canto” em seu lugar.

A pesquisa foi apresentada durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em San Diego, na Califórnia.

Estudo clínico

Segundo os pesquisadores, um estudo clínico em andamento teria mostrado como o cérebro responde a esta “terapia de entonação melódica”.

Segundo o coordenador do estudo, o neurologista Gottfried Schlaug, da Escola Médica de Harvard, em Boston, a terapia já está estabelecida como técnica médica.

Os pesquisadores começaram a usá-la ao descobrir que pacientes vítimas de derrames que haviam ficado incapacitados de falar ainda eram capazes de cantar.

O estudo apresentado por Schlaug foi o primeiro a combinar esta terapia com exames do cérebro com imagens, que “mostram o que está realmente acontecendo no cérebro” quando os pacientes aprendem a cantar suas palavras.

Conexões

A maioria das conexões entre as áreas do cérebro que controlam os movimentos e aquelas que controlam a escuta estão no lado esquerdo do cérebro.

https://i2.wp.com/www.umajanelaedoisovos_musicas.blogger.com.br/Cantando.jpg“Mas há uma espécie de buraco correspondente no lado direito. Por alguma razão, ele não tem as mesmas conexões, então o lado esquerdo é mais usado na fala”, diz Schlaug.

“Se você danifica o lado esquerdo, o lado direito tem problemas em cumprir com esse papel”, explica.

Quando os pacientes aprendem a colocar palavras em melodias, as conexões cruciais se formam no lado direito de seus cérebros.

Cantores profissionais

Estudos anteriores com imagens do cérebro mostraram que essa “área do canto” é superdesenvolvida nos cérebros de cantores profissionais.https://i1.wp.com/www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/dialogo/Parte-do-rosto-de-uma-mulher-cantando-num-microfone-antigo_01.jpg

Durante as sessões de terapia, os pacientes aprendem a colocar suas próprias palavras em melodias simples.

Segundo Schlaug, após uma única sessão pacientes de derrame que não eram capaz de formar nenhuma palavra inteligível aprenderam a dizer a frase “estou com sede” combinando cada sílaba com uma nota de uma melodia.

Os pacientes também eram encorajados a marcar cada sílaba com suas mãos. Segundo Schlaug, isso parecia ter um efeito de um “marca-passo interno” que tornaria ainda mais efetiva a terapia.

“A música pode ser um meio alternativo para envolver partes do cérebro que não são envolvidas normalmente”, afirmou.

Fonte: BBC Brasil

 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 24, 2010 em Curiosidades e dicas ...!!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: